domingo, 13 de janeiro de 2013

Amortecedor pode aumentar em 26% o cansaço do motorista



As empresas estão percebendo que a eficiência do transporte rodoviário de carga está atrelada a qualidade de vida do motorista. Seja com a criação da lei que regulamenta a profissão ou por iniciativa das próprias transportadoras, mudanças estão sendo feitas para melhorar a rotina de trabalho e reduzir riscos de acidentes. Nesse pacote, inclui-se também o cuidado com a gestão dos veículos. Um estudo desenvolvido pela Monroe, fabricante de amortecedores, indica que a troca periódica da peça poder reduzir o cansaço da viagem.
De acordo com os dados, um amortecedor com 50% de eficiência aumenta em 26% o cansaço dos motoristas. No caso dos veículos de carga, em que há variação constante de peso, os resultados podem variar para mais ou para menos. O estudo também identificou que amortecedores desgastados podem aumentar as oscilações do feixe de luz do farol e ofuscar a visão do condutor que trafega sobre a via contrária.
Problemas de frenagem também foram apontados pelo estudo. Segundo a Monroe, uma peça desgastada ou recondicionada pode comprometer a capacidade de frenagem do veículo, aumentando em mais de 2,5 metros o espaço necessário para frear, caso esteja em uma velocidade de 80 quilômetros por hora.
Para Juliano Caretta, coordenador de treinamento da empresa, além da segurança, a falta de revisão preventiva de amortecedores pode provocar o desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem e perda de estabilidade, diminuindo o controle em curvas e em pavimentos irregulares, o que oferece riscos tanto para o condutor quanto para a carga.
por Mauricio MirandaIMAM
Fonte:  http://www.imam.com.br/revistaintralogistica/logistica-sustentavel/html/2/category/category/itemlist

Nenhum comentário:

Postar um comentário