quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Movimentação manual de materiais sólidos com segurança






Dicas para a movimentação manual

Confira um apanhado de recomendações que servirá como fonte de consulta para os diversos tipos de materiais a serem movimentados com segurança

As recomendações para movimentação manual incluem materiais sólidos. Nesta edição, as dicas são para os materiais sólidos.

Materiais sólidos

• Chapas de aço

A primeira precaução que devemos tomar é proteger o indivíduo que executa o manuseio, isto é, dotá-lo de luvas apropriadas, botas ou sapatos com perneiras de segurança e capacetes. A segunda
providência é a de prever o peso aproximado da chapa que se deseja movimentar, evitando-se, assim, o que muitas vezes ocorre quando se produz super esforços com consequências de lesões lombares. Ainda, por outras circunstâncias, deslizamentos, pisadas em falso, etc., é necessário que o supervisor, mais habituado ao trabalho, previna os subordinados sobre estes riscos.

Uma das operações mais perigosas é a realizada no momento de levantar ou abaixar uma chapa, quando esta se encontra numa superfície plana, e sem a possibilidade de colocar ou retirar a mão. A lesão é clara; quando apoiamos uma chapa em uma superfície plana, devemos pensar que teremos de mover a mão posteriormente, assim, se prevermos e colocarmos uns calços por baixo, depois será fácil manusearmos, a menos que se empregue uma alavanca no início do movimento para dar espaço para a
penetração da mão. É por isso que o número de acidentes é maior, pois se uma chapa escorregar irá cortar a mão. É motivo também de acidentes a falta de coordenação entre os operadores que  manuseiam uma chapa, tanto ao elevá-la como no depositá-la; por isto é necessário que somente um, dentre os demais, dirija a operação.

• Perfis, tubos etc.

Com respeito a esta classe de materiais, também deve-se tomar como base tudo o que já foi citado no item anterior.
Como causas especiais de acidentesno manuseio de perfis e tubos, pode-se destacar o aprisionamento de mãos e pés entre eles, ao serem retirados ou depositados em um local que não esteja em condições.
Por isso, é muito importante empilhar estes materiais de maneira correta.
Os equipamentos de proteção a empregar são: capacetes de segurança, luvas e sapatos com biqueira de aço.

• Minerais, escórias, terras, etc.

Sendo a pá a ferramenta fundamental para mover este tipo de material, é lógico pensar que os acidentes são originados por esta mesma ferramenta, tais como: mau jeito, ferimentos nas mãos, etc. O melhor meio para eliminar os acidentes ocasionados pelos motivos anteriores é o bom estado destas ferramentas em todas as ocasiões.
O equipamento de proteção individual para este tipo de trabalho consiste em: luvas, capacetes, óculos e, em algumas circunstâncias em que o ambiente é tóxico, máscaras contra as emanações com filtro adequado.

• Madeiras

Os equipamentos de proteção para o movimento de madeira são: luvas, botas e capacetes de segurança. Os acidentes característicos no movimento com estes materiais decorrem de desprendimento de farpas e de mau empilhamento.

• Barris e tambores

O translado desta espécie se faz com a facilidade de que barris e tambores podem ser rolados, tomando uma especial precaução de fazê-lo pelo centro do cilindro, pois se feitos pelos fundos podem originar cortes e esmagamentos das mãos ao passar em portas ou passagens estreitas.
Para depositarmos sobre veículos, tanto os tambores quanto os barris, devem ser rolados sobre planos inclinados, amarrando os extremos com cordas para puxá-los. É aconselhável quando se realiza esta operação, prover o calçamento com cunhas para evitar o deslizamento.
Os equipamentos usados como proteção são: luvas, sapatos e capacetes de segurança.



• Sucatas

As precauções que devemos tomar para o movimento de sucatas são as mesmas das chapas de aço, apenas com maior cuidado, visto que o risco é maior devido às suas arestas irregulares cortantes e deformações.
Empregam-se os seguintes EPIs (equipamentos de proteção individual): luvas, sapatos e capacetes de segurança.

• Sacos cal e cimento

À primeira vista parece que o movimento destes materiais deve reunir condições especiais. A maioria é embalada em sacos, e todo cuidado está em erguer, evitando-se assim os chamados “mau jeitos”.
Entretanto, outras precauções devem ser tomadas quando os mesmos se encontram a granel, onde seu manuseio será feito com pá, e as prescrições de segurançaconsistem em empregar trajes de algodão, luvas de borracha, máscaras apropriadas e sapatos de segurança.

• Materiais de construção

A variedade destes materiais nos leva a aplicar, em cada caso, os mesmos equipamentos de segurança dos outros materiais.

• Bobinas de aço, papel e cabos

A movimentação de bobinas de distintos materiais pode ser comparadaà relacionado com o manuseio
de barris e tambores.

• Máquinas e ferramentas

Assemelha-se em parte ao da movimentação de chapas e perfis estruturais. Porém, aconselha-se a sempre que houver condições de piso a colocação na base de cilindros e rolos, tomando-se a precaução de nunca manobrá-los mudando de direção com as mãos; deve-se usar uma alavanca
ou uma simples barra.

• Chapas de vidro

Apesar de muitas práticas realizadas com diversos tipos de luvas para a movimentação de chapas de
vidros, até o momento nenhuma é suficientemente apropriada, por isso é aconselhável o uso de ventosas.
A falta de precaução ao transportar à mão este material, dá como resultados uma infinidade de acidentes, originados ao bater estes vidros contra as superfícies rígidas, rompendo-se em pedaços e produzindo cortes ou ferimentos nas pernas, mãos e pés.

• Lã de vidro

Este produto reúne características especiais aos operadores que tenham que manuseá-los. Sua fácil
penetração nas partes do vestuário e picadas na pele obriga a empregar, hermeticamente fechados, luvas, óculos, capacetes e máscaras contra pó.

• Explosivos

O manuseio de explosivos em depósitos ou centros de distribuição deverá ser feito por pessoas especializadase devidamente autorizadas.
Detonadores, por exemplo, deverão ser transportados em cartucheiras de couro de fecho eficaz,
acondicionadas de tal forma que não possam ser produzidos choques entre elas, e as dinamites, em sacos ou mochilas de capacidade de 15 kg, caso não sejam transportadas em sua embalagem
original de fábrica.
A abertura de caixas que contenham explosivos e a ou distribuição destes não poderá ser feita em qualquer local, e será necessário utilizar câmaras de distribuição. Na abertura das caixas não deverão ser utilizadas ferramentas metálicas ou outras capazes de produzir faíscas.
Estas operações devem ser realizadas por pessoas de competência comprovada e devidamente autorizadas.
É terminantemente proibido fumar ou empregar lâmpadas de chama aberta durante a movimentação
de explosivos; se for necessário utilizar lâmpadas estas deverão ter o foco protegido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário