terça-feira, 24 de setembro de 2013

Armazenagem tem maior influência na cadeia de abastecimento

Armazenagem é a atividade logística com maior influência na cadeia de abastecimento.

Muitas empresas ainda contratam serviços logísticos focadas principalmente no preço, sem dar a devida importância ao aspecto sistêmico da logística ou desenvolver um adequado processo de tomada de decisão.

Das atividades logísticas terceirizadas, a armazenagem é a que normalmente é contratada em conjunto com o maior agrupamento de elementos, desde o recebimento e conferência, estoque, separação, consolidação, embalagem, pré-montagem da carga, gerenciamento do transporte (aproveitamento e roteirização), além do transporte propriamente dito.

Um dos motivos deste agrupamento é a posição estratégica da armazenagem no contexto da cadeia de abastecimento –normalmente entre a fabricação e o cliente – como será visto adiante.

Os critérios para avaliação durante o processo de terceirização da armazenagem são aqueles normalmente utilizados em processos semelhantes de outros elementos da logística, ou seja: qualidade do serviço ao cliente, redução dos custos logísticos, dedicação ao negócio, transferência dos investimentos, substituição dos custos fixos por variáveis, melhoria dos controles, absorção de experiência, etc.

Custos típicos de armazenagem
_ Manter inventário (custo financeiro);
_ Área (terreno, construção, infraestrutura,...);
_ Equipamentos de movimentação e estocagem;
_ Mão-de-obra direta e administrativa;
_ Seguros;
_ Sistemas (softwares e hardwares);
_ Risco de obsolescência;
_ Aumento das distâncias a serem percorridas


Principais atividades
A terceirização da armazenagem não pode ser conduzida de forma isolada, assim como o transporte; salvo em casos isolados. Desta forma, sua contratação deve estar atrelada a outras atividades logísticas para possibilitar um processo contínuo, que alcance os objetivos que levaram à terceirização.
Além da armazenagem propriamente dita, dentre as principais atividades agregadas
podemos avaliar :




Planejamento da distribuição
Conforme já foi comentado, além da armazenagem gerar custos relevantes e normalmente não ser contratada isoladamente, ela está posicionada estrategicamente como uma das mais importantes atividades logísticas da cadeia de abastecimento, ou seja, entre a fabricação e o cliente. A armazenagem é um dos fatores mais importantes no planejamento da distribuição, principalmente no que diz respeito ao balanceamento entre os custos de armazenagem (física e financeiro), transporte e nível de serviço ou atendimento ao cliente, o qual, indiretamente, pode ser avaliado como custo de vendas perdidas.




Formas de terceirização
Certamente, a mais antiga e tradicional forma de terceirização da armazenagem é a dos armazéns gerais. Neste caso, trata-se de uma estocagem, por período  determinado, muitas vezes devido à sazonalidade.

Em uma situação intermediária, a armazenagem é terceirizada em todas as etapas compatíveis com o espaço físico que ocupa e de acordo com as atividades descritas no quadro anterior.

A terceirização da armazenagem na condição mais abrangente é descrita na situação onde a mesma é realizada por um operador logístico. Ou seja, desde o recebimento do material da produção (podendo estar embalado, em kits ou não), estocagem, recebimento do pedido, separação, embalagem, roteirização, até expedição e transporte são atividades realizadas pelo operador logístico.

No processo de terceirização da armazenagem, um fator muito importante é a troca de informações entre o contratante e o terceiro, que deverá disponibilizar todas as informações utilizando-se de tecnologia de informação (TI) adequada.

Outro fator importante na terceirização da armazenagem é forma como os serviços serão cobrados, devendo ser detalhados o suficiente (“cost driver”) para possibilitar um adequado controle de custos de ambas as partes.

Conclusão
Conforme o exposto, é essencial uma avaliação nos moldes citados para a terceirização da armazenagem, pois, desde que seja feita adequadamente, ela apresenta ótimos resultados.










Antonio Carlos da Silva Rezende é instrutor e consultor da IMAM



Nenhum comentário:

Postar um comentário