domingo, 29 de julho de 2012

Dois milhões de posições palete



dois-milhoes-de-posicoes-palete-1Foi-se o tempo que manter grandes estoques era uma questão de sobrevivência, hoje espaço no segmento logístico é tratado como estratégia operacional.

Por isso, para os operadores logísticos e as empresas contratantes a oferta de posições palete é tão analisada quanto a contratação de um veículo de carga. E de acordo com o perfil de Operadores Logísticos 2012, o setor está bem abastecido. Foram informadas 2,49 milhões de posições, espalhadas pelos estados brasileiros e concentradas, princi-palmente, nas regiões Sul e Sudeste.

Outro índice de concentração aponta que a maior parte desse montante está instalado em apenas 12 empresas. Segundo os dados da pesquisa, esses operadores detêm 60% das posições palete declaradas, sendo que nove dessas empresas têm atu-ação no segmento de cosméticos e oito no de higiene e limpeza. É o caso da Mclane, com participação nos dois segmentos, entre outros. Segundo Roldo Goi, diretor de operações da empresa, cosméticos é o que mais exige posições paletes em função da variedade de produtos, múltiplas especifi-cações e muitos lançamentos.

A pesquisa também aponta a relação entre volume de estocagem e posição palete. Das cinco maiores empresas em volume de estocagem (acima de 1.000.000 m3), três estão entre as 12 maiores em quantidade de posições. É o caso da Atlas Transporte e Logística, com 77,8 mil po-sições e 5,3 milhões m3;  Bomi Farma, 90 mil posições e 1,2 milhão m3; e Tegma, 62,2 mil posições e 1,3 milhão m3.

Volume e estruturas
A necessidade do uso de equipamentos de movimentação e separação de itens tem elevado a área construída dos operadores logísticos que, exclusivamente, atuam no segmento de transporte. É o caso da Braspress, que ocupa a segunda colocação entre as cinco empresas com as maiores metragens cúbicas, mas possui somente 5 mil posições palete, que não são destinadas à estocagem. Graças aos investimentos em transportadores contínuos para separação, recebimento, classificação, carga conferência e expedição de carga, também conhecidos como sorter, a empresa tem construído e ampliado suas unidades e, por isso, já conta com 2,22 milhões m3.

Também entre os cinco maiores em volumes, a Tegma, com 1.37 milhão m3, aumentou em 197% sua área de estocagem nos últimos quatro anos, consequência de aquisições e reestruturações. Mas diferente da Braspress, a empresa também atua no segmento de movimentação e armazenagem de carga. E por atender diversos segmentos da economia, tais como veículos, autopeças, equipamentos eletrônicos e de telecomunicações e e-commerce, adota diferente tipos de estruturas de estocagem, tais como porta paletes, mezaninos e racks auto empilháveis.
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dois-milhoes-de-posicoes-palete-3É cada vez mais comum os operadores logísticos variarem o tipo de estrutura de estocagem instalada. Para Ozoni Argenton Júnior, diretor da Arfrio, com a variação,
é possível atender à necessidade de  movimentação e armazenagem exigidas pelos produtos dos clientes. Muitas vezes as estruturas de estocagem podem ser utilizadas de forma mista, possibilitando uma melhor movimentação dos produtos nos armazéns, reduções de avarias e, consequentemente, proporcionando menores custos. Por esse motivo, a Arfrio utiliza estruturas porta paletes, modelo comum; estruturas drive-in, que possi-bilitam maior concentração de estoques estáticos ou de baixo giro; estruturas push back, para grandes estoques em que há alto giro; e estrutura convencionais, como contentores metálicos pré-montados, para armazenagem de produtos que não são acondicionados em paletes PBR.

Com a variação do tipo de estrutura e o aumento do número de posições palete, as empresas também precisam se preocupar e investir em equipamentos de movimentação. A Tegma, por exemplo, para o seu mix de estruturas, adota  equipamentos como: empilhadeiras GLP, elétricas e retráteis, transpaletes, guindastes e elevadores para carga.
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dois-milhoes-de-posicoes-palete-5Efeito sazonal
Assim como os produtos são disputados nos supermercados durante as datas sazonais, como Natal e Páscoa, as posições palete também ganham maior importância para fabricantes e varejistas nesses períodos. E, por isso, ainda é comum encontrar empresas que perdem a venda por não encontrar espaço de estocagem disponível no mercado ou que pagam preços acima da média por alguns metros quadrados.

Para a Arfrio, o período de maior movimentação e armazenagem ocorre em duas datas: final de ano, quando as empresas buscam à partir do ultimo quadrimestre do ano armazenar seus estoques reguladores para as festas; e na Páscoa, que também têm movimentação com volumes diferenciados quando os produtos (ovos de chocolate e outros) são armazenados em câmaras climatizadas. “Essa fase normalmente acontece com um trimestre de antecedência à data da Páscoa, também com o objetivo de manter os estoques até o início das vendas”, esclarece Ozoni.

No caso da Mclane, as datas que elevam a movimentação entre as posições palete também ocorrem no final ano, mais especificamente entre os meses de outubro e novembro. No entan-to, por atuar no segmento de cosméticos, as datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia das Crianças, elevam o interesse de fabricantes e distribuidores por pontos de estocagem. De acordo com informações do mercado, os preços por posição palete chega a dobrar nas maioria dos Operadores Logísticos.


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