domingo, 25 de novembro de 2012

Telhados podem ajudar no crescimento sustentável

Ainda são poucas as empresas que enxergam o potencial do telhado de seus centros de distribuição e armazéns. Dessas poucas, muitas já conseguiram resultados importantes para o crescimento sustentável da operação. O blog pesquisou algumas das alternativas que podem ajudar sua empresa a dar uma função a mais ao telhado amplo e mal aproveitado do armazém.

Pinte de brancoÉ o que a prefeitura de Nova York está incentivando os moradores e as empresas a fazer com o telhado dos edifícios. Segundo eles, ao pintar o telhado de branco o prédio passa a atrair menos raios solares, o que diminuiria a temperatura interna em até 30%. A expectativa é reduzir o consumo de ar condicionado e as emissões de GEE (gases de efeito estufa).
Produza energiaNão é novidade o uso de placas fotovoltaicas em telhados para a produção de energia limpa, no entanto, ainda é algo pouco explorado no Brasil. Há exemplos em outros países com importantes resultados, como é o caso dos centros de distribuição da Ikea (rede de varejo de móveis), nos Estados Unidos. O primeiro CD a receber o sistema está localizado na Califórnia e, por meio de 7,9 mil painéis solares, produz 2,8 milhões de quilowatts-hora por ano. Isso representa uma redução de cerca 2,2 toneladas de emissões de CO2.
Telhado de gramaA nova fábrica da Leão, localizada em Fazenda Rio Grande no Paraná, resolveu inovar e instalar uma plantação de grama na cobertura do edifício, também com o objetivo de gerar isolamento térmico e reduzir o uso de ar condicionado, ventiladores e aquecedores. Esse e outros itens ajudaram a fábrica do grupo Coca-Cola a receber a certificação LEED, que garante o potencial sustentável do edifício.
Estocando águaOutra alternativa já adotada por alguns centros de distribuição é o uso do telhado para recolher água da chuva e encaminhar para reservatórios sob o solo. A iniciativa contribui para reduzir o consumo de água dos edifícios.
por Mauricio MirandaIMAM

Fonte: http://www.imam.com.br/revistaintralogistica/logistica-sustentavel/79-telhados-podem-ajudar-no-crescimento-sustentavel/item

Nenhum comentário:

Postar um comentário