Quando se trata de escolher um local para um centro
distribuição, vários fatores afetam a decisão.
A estratégia de distribuição de cada empresa é
diferente, porém no processo de decisão de onde localizar seu centro de
distribuição, vários atributos principais da cadeia de suprimentos precisam ser avaliados inicialmente. São eles:
Localização
na cadeia de suprimentos
A localização geográfica tem uma influência muito
importante nos problemas de distribuição da cadeia de suprimentos. Se a sua
função for a de executar atividades logísticas primárias, por exemplo, alimentar o estoque gerenciado pelo
fornecedor em uma grande instalação de manufatura, a necessidade principal será
a de localizar o centro perto de seu cliente. Entretanto, se o centro for
destinado a finalidades logísticas secundárias, por exemplo, distribuir
produtos acabados para um mercado de consumo em massa, sua localização será
mais direcionada pela necessidade de uma centralização geográfica.
Perfil de
distribuição dos clientes
Seguindo a partir deste ponto, o perfil de
distribuição dos clientes é de suma importância para a localização de um centro de distribuição.
Isto pode significar uma centralização geográfica,
embora nem sempre seja o caso se o perfil de distribuição dos clientes for
global (por exemplo, uma operação de peças de reposição de tecnologia médica).
A conectividade de um aeroporto, por
exemplo, pode ser o requisito dominante, mais do
que a sua localização física.
Tipo de produto
que está sendo embarcado
Isto é importante tanto do ponto de vista dos
atributos físicos de um produto quanto do valor intrínseco.
Se forem embarcadas embalagens pequenas, a localização
ao lado de um centro de encomendas ou aeroporto será importante. Para produtos
de maior volume ou de menor valor, a localização em um entroncamento viário ou
nas proximidades de um porto marítimo pode ser mais importante.
Níveis de
serviço necessários ao cliente
Em setores que têm a oferecer a seus clientes um nível
elevado de serviço (como no mercado pós-vendas), o atendimento de pequenas
janelas de entrega tem um grande efeito na estrutura de uma rede de
distribuição.
Isto pode exigir uma rede de locais de estoque de
campo/encaminhamento próximos do cliente,
reabastecidos por centros de distribuição nacionais ou regionais. Uma
vez identificados estes atributos ‘primários’ da cadeia de suprimentos, um
sistema de subsidiárias pode ser priorizado e ‘avaliado’ em importância.
Estes fatores envolvem:
Conexões
aéreas. Onde os volumes incluam
cargas aéreas, a proximidade a um aeroporto é claramente importante.
Entretanto, nem todo aeroporto é possível, já que a possibilidade de conexão é
essencial. Tanto quanto o número de rotas distintas, a frequência dos voos tem
que ser levada em conta, além de outros fatores ambientais em potencial, tais
como a proibição de vôos noturnos.
Para embarques com alta densidade de valor, a
necessidade de uma proximidade com um centro expresso aéreo internacional tem
levado as operações de peças de reposição, varejistas, empresas de alta
tecnologia, etc. a se agrupar em torno de aeroportos.
Conexões
marítimas. Problemas semelhantes de
conexão existem no frete marítimo. Tanto quanto o número de rotas disponíveis a
partir de um porto marítimo, a alocação da frota (número de navios), a
capacidade de carregamento de contêineres (número de TEUs) e o número de
empresas de navegação são fatores importantes.
Boas conexões entre portos são apenas parte da
equação. A eficiência das cargas e descargas e os congestionamentos dentro e ao
redor dos portos tornaram-se fatores importantes nos últimos anos, dado o
aumento dos volumes de embarques globais.
Conexões por
estradas. Para a maioria dos
fabricantes ou varejistas, as conexões por estradas são o fator modal mais
importante na localização de um centro de distribuição, influenciando no acesso
e no tempo até o mercado.
Fatores não
modais
Em geral onde existe pouca opção entre locais com base
no transporte, as decisões são tomadas através de uma combinação dos seguintes
fatores:
a. Custo dos aluguéis, dos terrenos e da construção: os
custos dos aluguéis, da compra e da construção da armazenagem de distribuição
variam consideravelmente mesmo ao longo de distâncias relativamente curtas.
b. Mão de obra: a mão de obra é um fator cada vez mais
importante na localização de um centro de distribuição. A legislação em alguns
países tornou a força de trabalho significativamente menos flexível que em
outros. Como várias centenas de funcionários podem ser empregados em qualquer
centro, é essencial garantir a capacidade de contratar e
demitir funcionários durante as altas e baixas sazonais e cíclicas.
A disponibilidade de mão de obra também é importante.
Onde há pleno emprego, os custos necessários para contratar aumentam
consideravelmente – e em alguns casos é impossível recrutar pessoal de boa
qualidade. O emprego na armazenagem e nos centros continua não atrativo para
muitas pessoas e, consequentemente, as empresas muitas vezes têm que recorrer a
salários maiores ou outros benefícios, tais como treinamento e qualificação.
Outros fatores envolvidos na localização dos centros de distribuição incluem a
flexibilidade e a eficiência dos regimes alfandegários, além da disponibilidade
e da qualidade de um grande número e variedade de provedores de serviços
logísticos.
Em termos de localização dos centros de distribuição,
existem vários fatores que afetam a decisão do local. Fatores importantes
incluem a infraestrutura de transporte existente, salários e benefícios,
proximidade com os portos, aeroportos, centros ferroviários, clientes e
fornecedores, disponibilidade e flexibilidade da mão de obra e custos dos
imóveis. Os incentivos do governo também são importantes.
Fonte: http://www.imam.com.br/consultoria/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=99&Itemid=10
Parabéns pelo blog, ótimo trabalho e muito bem estruturado. Att www.Empilhashop.com.br (empilhadeiras usadas)
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