sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Empilhadeira de célula de combustível de hidrogênio em atividade



Empilhadeira de célula de combustível em atividade

As empilhadeiras de célula de combustível de hidrogênio não são bem uma novidade, mas dificilmente se vê um projeto bem sucedido rodando nos centros de distribuição. O que é uma pena, pois a bateria tracionaria, por mais econômica que seja em um primeiro momento, não é a alternativa mais eficiente, ecológica e sustentável para o setor logístico. Foi o que concluiu a UNFI, um dos maiores distribuidores de alimentos orgânicos da América do Norte.
A empresa, que possui 27 operações entre os Estados Unidos e o Canadá e é reconhecida pela gestão sustentável de seus processos, resolveu colocar em prática as empilhadeiras movidas a hidrogênio em um dos centros de distribuição do Grupo, localizado em Sarasota, Flórida. O projeto, iniciado em 2011, já rendeu uma economia anual de 640.000 quilowatt/hora, além de elevar a rendimento do CD.
De acordo com Mike Garstka, gerente de operações da UNFI, um dos maiores ganhos com a nova versão de empilhadeiras foi a substituição do processo de reabastecimento. O que antes demandava horas para recarregar uma bateria, atualmente ocorre em cerca de três minutos, com o abastecimento de hidrogênio. Ainda segundo ele, o rendimento das empilhadeiras aumentou em média 5 horas, passando de uma janela de 5 a 7 horas para 10 a 12 horas.
Para Mike, as empilhadeiras de célula de combustível não apresentaram queda de potência durante as operações, pelo contrário, mesmo com 10% do tanque abastecido, as máquinas mantêm o nível de resposta e funcionalidade.
O retorno sobre o investimento, segundo a Nuvera, uma fabricante de sistema de célula de combustível a hidrogênio nos EUA, pode ocorrer em dois anos e o custo chega a ser 20% maior do a que aquisição de baterias tracionarias. O que nos leva a crer, que o custo no Brasil seria ainda maior, graças à atrasada carga tributaria à brasileira.
Neste vídeo (em inglês) é possível assistir às empilhadeiras abastecidas por hidrogênio em operação na UNFI.
por Mauricio MirandaIMAM
Fonte: http://www.imam.com.br/revistaintralogistica/logistica-sustentavel/80-empilhadeira-de-celula-de-combustivel-em-atividade/item


Nenhum comentário:

Postar um comentário