domingo, 28 de outubro de 2012

O que pode ser reciclado no caminhão


Em março, o blog Logística Sustentável divulgou que os caminhões Volvo são compostos 90% por itens recicláveis. Recentemente, a montadora informou a lista de peças e componentes que podem ser reaproveitados. De acordo com Lars Martensson, diretor de meio ambiente de caminhões Volvo, reciclar não é apenas uma preocupação ambiental, mas econômica. Afinal, no futuro poderá haver escassez de metais, o que elevará os preços e tornará a reciclagem a melhor opção.
Confira a lista de alguns desses itens recicláveis: 
.Baterias. Em bom estado podem ser renovadas e vendidas. Ao reciclar, 60% do peso é chumbo, que pode ser fundido e utilizado em novas baterias. Cerca de 30% é ácido sulfúrico que pode ser neutralizado e convertido em água. O restante é plástico que pode ser transformado em energia.
.Discos e tambores de freio. Podem ser reciclados através de fundição.
.Pneus e borrachas. Carcaças de pneus em bom estado podem ser recauchutadas ou transformadas em tapetes, cones de marcação no trânsito, compostos de asfalto. Há também a possibilidade de serem empregados na reciclagem da indústria de cimento. Borrachas em geral, como tubos ou juntas, podem ser usadas para a produção de energia.
.Eletrônica. Os metais podem ser reciclados e reaproveitados, enquanto os plásticos pode ser convertidos em energia.
.Vidro. Pode ser reciclado por meio de fundição.
.Glicol. Pode ser reaproveitado se a qualidade for elevada. Em outros casos, neutralizado e convertido em água, adicionando-se bactérias.
.Gás de ar condicionado. O gás R134a (HFC), se não estiver contaminado com derivados de petróleo, pode ser reutilizado após a limpeza. Se contaminado com óleo, pode ser queimado e transformado em energia.
.Lâmpadas. Em geral, esses itens podem ser recicladas depois de selecionadas.
.Abafadores de ruído. A partir da tecnologia SCR (Conama P7, no Brasil), os abafadores, além do aço inox da estrutura, contêm no interior um substrato cerâmico formando uma colméia composta por metais nobres e elemento ativo. Essa carcaça é reciclada, enquanto o substrato cerâmico é fundido. Nesse processo, os metais nobres e o elemento ativo podem ser recuperados.
.Metais em geral. Ferro, aço, alumínio, cobre e bronze têm alto valor agregado, por isso são reciclados em até 100% por meio de fundição.
.Motor, caixa e eixos. Se em bom estado, podem ser renovados. O metal é fundido e aplicado em novos componentes.
.Óleo e filtro de óleo. Óleo de alta qualidade pode ser reciclado, já o óleo contaminado é utilizado como fonte de energia em indústria de cimento. Filtros de óleo podem ser reciclados em 90%. São centrifugados para separar o óleo. O metal e o plástico podem ser fundidos ou transformados em energia.
.Texteis. Esse itens podem ser incinerados e, por isso, transformados em energia.
Por Mauricio MirandaIMAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário